Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clarice Lispector!

O layout do meu blog foi feito pela Haissa do blog Sorvete de Morango, aí eu resolvi pesquisar sobre a autora da frase que está no cabeçalho do blog ( quem não notou a frase é só subir com o mouse a frase está em baixo do titulo do blog !). Aí em baixo vai a biografia dela:




Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector (Chechelnyk, 10 de Dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de Dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia.

De origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. A família de Clarice sofreu a perseguição aos judeus, durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia, antes da viagem de imigração ao continente americano. Chegou no Brasil quando tinha dois meses de idade.

A família chegou a Maceió em Março de 1922, sendo recebida por Zaina, irmã de Mania, e seu marido e primo José Rabin. Por iniciativa de seu pai, à exceção de Tânia – irmã, todos mudaram de nome: o pai passou a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia – irmã, Elisa; e Haia, Clarice. Pedro passou a trabalhar com Rabin, já um próspero comerciante.
Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife, onde passou parte da infância. Falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche.
Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer inoperável no ovário, diagnóstico desconhecido por ela. Faleceu no dia 9 de Dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de Dezembro.

Um comentário:

  1. ela tem uma historia bem triste, ja fiz um trabalho sobre a vida dela
    adoro as coisas que ela escreve!
    sao bem profundas
    Bom Sabado
    Ta rolando sorteio la no blog,
    se gostar, paticipa lá!

    (quem ja ta participando ignore, e obrigada)
    Beijos
    http://bellyfcherry.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, você pode comentar a vontade, mas tem umas regrinhas:
* Não pode falar palavões.
* E se você vai comentar eu também gostaria de saber sua opinião sobre a postagem!